GDH Press: Blog » TV digital em smartphones
 
RSS

TV digital em smartphones

Publicado em 30/11/2008 – 16:05
por Carlos Morimoto

Outro componente que pode se tornar comum em smartphones é o receptor de TV, que permite captar o sinal de TV digital (ou analógica) diretamente, sem depender do uso da rede de dados para a transmissão dos vídeos.

Para muitos, a idéia de assistir TV no smartphone pode soar ridícula. Afinal, por que alguém iria querer assistir em uma tela de duas ou três polegadas quando pode assistir em uma tela de 20" ou mais. A questão principal é que o smartphone é um objeto que está sempre com você e por isso permite acompanhar eventos ou as notícias sobre algum acontecimento importante de onde estiver, diferente da TV que fica parada na sala. Eles são também objetos de uso bem mais pessoal.

Alguns aparelhos da Foston e outros fabricantes chineses incluem receptores analógicos já a um bom tempo (embora com uma qualidade de recepção longe do ideal), mas a novidade são os aparelhos com receptores digitais, que lentamente estão se popularizando. A grande vantagem do sistema digital é a questão da qualidade, permitindo que você assista aos programas sem sombras ou chuviscos.

Incluir um receptor de TV digital em um smartphone é mais complicado do que parece, já que além da questão do custo existe o problema do consumo elétrico. Outro desafio é a variedade de padrões de transmissão, já que os aparelhos precisam ser modificados para incluírem os controladores necessários para suportarem os padrões de transmissão de cada região.

Um bom exemplo é o Nokia N96, que inclui um receptor de TV digital, mas é compatível com o DVB-H (o padrão de TV digital móvel usado na Europa e em alguns outros países) e não com o padrão brasileiro, o que torna o receptor de TV inútil por aqui. Apesar disso, a Nokia optou por lançar o aparelho assim mesmo, já que desenvolver uma nova revisão com um receptor compatível com o padrão nacional seria caro e demorado.

Começando do básico, o padrão de TV digital adotado pelo Brasil é o SBTVD, derivado do padrão ISDB-T, usado no Japão. Você com certeza já ouviu falar que um dos motivos para a adoção do padrão japonês no Brasil era o suporte a dispositivos móveis, mas talvez nunca tenha se perguntando no que exatamente consiste este suporte, já que, afinal, o sinal é transmitido da mesma forma.

O grande problema é smartphones e outros dispositivos portáteis não possuem poder de processamento suficiente para decodificar o sinal de alta resolução, por isso o padrão móvel consiste em oferecer um sinal separado, de baixa resolução, que possa ser decodificado usando menos ciclos de processamento e, consequentemente, menos carga da bateria. Outra vantagem é que, devido à menor carga de processamento, é possível fabricar chips decodificadores mais simples e baratos, o que abre as portas para a inclusão em um maior número de dispositivos.

Tanto no SBTVD quanto no ISDB-T, cada canal é dividido em 13 segmentos, sendo um deles reservado à transmissão do sinal destinado a dispositivos móveis. Essa característica acabou dando origem ao nome do padrão: 1Seg (pronuncia-se "one seg").

O sinal 1Seg é transmitido juntamente com o sinal principal e através dos mesmos transmissores. A grande diferença é que ele utiliza uma qualidade mais baixa, com resolução de até 320×240 e bitrate de até 320 kbps para o vídeo e até 64 kbits para o som.

Apesar de muitos torcerem o nariz, este sinal de baixa resolução acaba sendo ideal para os dispositivos móveis, já que eles não possuem telas com resolução suficiente para exibir o sinal de alta resolução de qualquer forma. Se seu smartphone tem uma tela QVGA, o sinal 1Seg fica bem dentro do que ele é capaz de exibir.

A primeira empresa a lançar modelos compatíveis com o padrão nacional, foi a Samsung, com o V820L e o i6210. Isso não aconteceu por mera coincidência, já que a Samsung é uma das maiores fabricantes de aparelhos destinados ao mercado japonês, onde também é usado o padrão 1Seg. Além da Samsung, temos alguns aparelhos da Toshiba/STI, que devem ser seguidos por modelos de outros fabricantes:

Essa primeira geração de aparelhos ainda utilizam antenas externas, mas a tendência é que as antenas sejam miniaturizadas e passem a ter incluídas na topo da tela, assim como no caso das antenas para redes Wi-Fi.

Inicialmente, os aparelhos com TV digital não devem ser muito comuns, já que eles ainda são consideravelmente mais caros que aparelhos similares sem o receptor, mas conforme a tecnologia cair de preço, ele deve passar a ser um item de série em mais e mais modelos (assim como o Bluetooth e o Wi-Fi), como já aconteceu no Japão. A grande incógnita é ainda se os usuários aceitarão pagar um pouco mais pelos aparelhos com TV digital (o que aceleraria a adoção), ou se passarão a comprá-los apenas quando o preço cair ao mesmo nível dos aparelhos sem o receptor.

Com relação aos fabricantes, a maior dúvida é ainda a Nokia, que é uma das incentivadoras do DVB-H, o padrão europeu. Como o único outro país que usa o padrão 1Seg é o Japão, onde a Nokia possui uma participação muito pequena, a possibilidade de virem a lançar aparelhos com receptores 1Seg integrados num futuro próximo é pequena.

Apesar da função ser basicamente a mesma, e existirem similaridades do ponto de vista técnico, o DVB-H se baseia em um modelo de negócios completamente diferente do 1Seg.

A grande diferença é que no 1Seg o broadcast é feito pelas próprias emissoras de TV e usando as mesmas antenas. Você tem acesso aos mesmos canais de TV aberta que sintonizaria em casa e não paga nada para assistí-los. No DVB-H, por sua vez, a estrutura de transmissão é geralmente montada por empresas independentes, que precisam licenciar os programas a serem transmitidos, como na TV a cabo. Embora a programação seja transmitida via broadcast (sem usar a rede de dados), a transmissão é protegida por um conjunto de chaves de encriptação, de forma que apenas os assinantes do serviço podem assistir os canais, da mesma forma que na TV a cabo. No Europa, a maioria dos serviços custam em torno de US$ 15 mensais, mas a adoção é ainda baixa.

Pessoalmente, sou cético com relação ao DVB-H em smartphones, pois poucos usuários pagarão pela assinatura dos canais e a necessidade de criar uma estrutura separada faz com que o uso do padrão seja problemático também para a transmissão de canais de TV aberta. O que fez com que ele fosse adotado pela Nokia e por algumas operadoras foi a possibilidade de ganhar com a venda de assinaturas, e não necessariamente fatores técnicos.

Concluindo, temos também os diferentes sistemas de Web TV, onde vídeos e programas são transmitidos sob demanda usando a rede de dados. Hoje em dia, praticamente todas as operadoras oferecem algum tipo de serviço de streaming de vídeos (como no caso do Tim TV e do Vivo Play), com tarifas e programações variadas. Assim como o DVB-H, as tarifas fazem com que eles não sejam muito populares, muito embora exista um grande interesse por parte das operadoras, que vêem a possibilidade de ganhar com a venda de assinaturas.

Estes serviços tendem a se tornar menos e menos populares conforme cresça o uso dos planos de acesso ilimitados, já que tendo acesso à web você passa a ter acesso a uma programação muito mais variada através do Youtube, cujo uso em dispositivos móveis cresce rapidamente, junto com a disponibilidade dos planos com tráfego ilimitado.

» Mais posts

  1. 25 respostas para “TV digital em smartphones”

  2. Isaac em 30 nov, 2008

    Com a baixa qualidade da tv aberta brasileira, nem é vantagem ver tv num smartfone, mesmo se o padrão europeu funcionasse perfeitamente aqui.

  3. Phiron em 1 dez, 2008

    Eu concordo com o Isaac, a tv aberta brasileira é uma caca, prefiro assistir uns filmes e ver o youtube

  4. Luzemário em 1 dez, 2008

    Pois é, Carlos…

    Mesmo com as explicações mais que claras aqui, ainda vai ter um monte de gente gastando R$ 2.399 num N96… espero que algum "feliz" comprador acione o Procon, já que o site da Nokia estampa claramente que a principal virutde do aparelho é ver TV…

  5. Bruno em 1 dez, 2008

    Concordo com os colegas. A TV aberta brasileira tá um lixo -- são muito, muito raras excessões. Na maior parte da programação o que vejo são os cordôes dos bonecos. Às vezes dá vontade de estudar matemática ou física. ;-)

    De fato um bom seriado, filme ou mesmo vídeos do youtube são boa diversão e entretenimento. Ontem mesmo assisti ao Song of Sysadmin.

    Não fosse a redução na autonomia da bateria e preço do aparelho com receptor, muitos trocariam de celular. Imagina o inferno no buzú(na Bahia é ônibuns) ou no metrô; as pessoas deixariam de bater papo para poluir e entorpecer a mente. :-(

  6. Seithan em 1 dez, 2008

    Sera que os celulares Japoneses 3G (DOCOMO & SOFTBANK) com sintonizadores 1seg funcionariam no Brasil (se desbloqueados..)?

  7. Carlos Morimoto em 1 dez, 2008

    Embora o padrão seja fundamentalmente o mesmo, existem duas pequenas diferenças no 1Seg usado no Brasil e o usado no Japão, que dificultam a vida de quem pretende usar aparelhos trazidos de lá. A primeira é que no padrão brasileiro foi adotado o uso de 30 FPS (em vez de 15, como no japonês) e o segundo foi a adoção do padrão HE-AAC v.2 para a codificação do áudio, em vez do HE-AAC v.1 (um pouco mais antigo), usado no Japão.
    Isso faz com que os receptores importados consigam sintonizar apenas a imagem, sem som, ou mesmo que não consigam exibir nada. Estes problemas podem ser resolvidos via software, com atualizações de firmware, mas nem todos os fabricantes se preocupam em disponibilizá-las, já que os aparelhos não são destinados a serem usados no Brasil em primeiro lugar. De qualquer forma, é provável que com o tempo mais aparelhos já sejam produzidos com suporte aos dois padrões, já que as mudanças necessárias são muito pequenas.

  8. cleyton em 1 dez, 2008

    sera q eu posso usar meu claro A1200i como tv tb ?

  9. Tux em 1 dez, 2008

    Tudo isso é preguiça de olhar as especificações do aparelho para ver se ele tem sintonizador de TV ou não? Mesmo tendo ele aí em mãos você prefere vir aqui perguntar?
    É gente como você que faz a internet no brasil ser esse poço de besteiras que está virando e o brasil ser o país subdesenvolvido que é. Seu preguiçoso.
    (desculpem o desabafo…)

  10. Jaime Balbino em 2 dez, 2008

    Como sempre, um texto perfeito e completo de Morimoto!

    Vejo a imprensa e muitos "técnicos" reclamando do padrão adotado no Brasil, tem até um cara que escreveu um livro só para dizer que a opção pelo padrão japonês foi política… Tudo bem, concordo que deve ter sido, assim como duvido que qualquer outra opção fosse puramente técnica.

    Mas tanta gente reclama do padrão japonês e, depois do Nokia N96 as críticas só aumentaram. Este artigo deixa bem claro a opção (política) que o Brasil fez: um sistema aberto para dispositivos móveis ao invés de uma estrutura diferenciada e comercialmente fechada.

  11. ADALTO SENA em 2 dez, 2008

    Aí Morimoto, gostei da matéria.
    Voce realmente é uma pessoa brilhante, além de muito generosa, por pulverizar a todos nós com informações extremamente úteis e atualizadas.
    Obrigado meu camarada.

  12. Rafael em 2 dez, 2008

    Certamente a escolha pelo padrão japonês foi política e acredito que esta escolha custará caro no futuro; explico: o padrão DVB (europeu) é o mais amplamente utilizado no mundo (DVB-C, DVB-S, DVB-T) pelas operdoras de cabo e satélite (inclusive no Brasil) além, é claro, das transmissões terrestres, o que deve gerar uma economia de escala na evolução e uso do padrão. A maioria do hardware disponível hoje está no padrão DVB!
    O ISDB é utilizado APENAS no Japão, país com imensas diferenças culturais, tecnológicas e geográficas em relação ao Brasil.
    Para piorar a situação, a demora do governo em licenciar o middleware só diminui as chances de o padrão SBTVD ser adotado na América Latina.

  13. Carlos Morimoto em 2 dez, 2008

    Uma coisa que me pergunto é até que ponto a TV aberta continuará sendo relevante, já que com a popularização dos planos de acesso à web e dos PCs populares, mesmo as pessoas mais pobres estão passando a depender mais da Internet para informação e lazer, passando menos tempo na frente da TV, uma mudança cultural que deve se intensificar.

    A TV aberta é ainda uma mídia importante e continuará sendo daqui a 5 anos, mas até que ponto ela ainda será relevante em 2020 ou ou em 2025, quando (depois de vários adiamentos e muita choradeira) o sinal analógico for finalmente desligado?

  14. Anderson em 2 dez, 2008

    Tv no celular? Pra que? Pra ver Gugu, Faustão, Novela e Zorra Total?
    Prefiro jogar um jogo online, navegar na net, ler um livro do que ver só bundas na tv e babaquices.

  15. STALonge em 3 dez, 2008

    …ë inacreditavel como pessoas só veem o lado negativo de tudo , se o Brasil tivesse adotado o padrão americano , estariam escrevendo … o nosso pais adotou o modelo americano porque somos um colonia cultural americana .. se tivesse adotado o europeu ( modelo pago ) … falariam o poder economico ( lobbys ) falou mais alto pela escolha do padrão europeu … e por ahi vai .. Nada escapa desse povinho metido a pseudo intelectuais .. Gente , somos o Brasil .. a oitava economia .. um MEGA pais .. um hiper mercado consumidor .. um pais de gente boa .. se Nokia não se interresa por coisas daki .. pior preles ..
    Vamos aceitar que podemos ter qq tipo de decisão politica // tecnica baseada em nossas proprias convições ambições e interesses .. Somos brasileiros , temos que amar nossa pátria , nossas riqueças , nossas entidades , valorizar nossas virtudes e lutar contra nossas deficiencias ..

    Nosso sistema de TV digital é o melhor … pois é o nosso .. e vamos prá frente …

  16. STALonge em 3 dez, 2008

    Desculpe , obrigado Morimoto por mais esse post esclarecedor e muito bem escrito .. Vc é um brasileiro 10 ..

  17. Marcelo em 3 dez, 2008

    Ta chegando Openmoko com Android:

    http://computerworld.uol.com.br/telecomunicacoes/2008/12/02/openmoko-lanca-celular-com-android-e-sistema-totalmente-aberto/

    TV digital é o YouTube

  18. ewerton em 4 dez, 2008

    Concordo com o Isaac e Phiron, a falta de qualidade da tv aberta,está direcionando a população aos computadores e internet, na grande rede existem inovações como a rede Mogulus,megacubo e joost onde pode se ver filmes,jogos,desenhos no sistema P2P, basta ter conexão rápida de 1mega em diante, nas comunidades do rio, o mogulus é muito utilizado.

  19. Quad em 4 dez, 2008

    Que comentário idiota TUX!!! o A1200 é um smartfone e a noticia diz "TV Digital em SmarPhones" apesar do A1200 não ter receptor de TV, talvez um periférico pudesse ser conectado. Acho sim que a dúvida do Cleyton é pertinente e acho o seu comentário idiota. Você poderia simplesmente ter mencionado que o A1200 não tem receptor de TV e pronto. Teria informado o Cleyton e sido educado. Mas com a estupidez de seus atos, você só consegue ser um idiota e mal educado. Educação faz bem para todo mundo. Pense nisso e pense no que quer para o futuro, pois quem planta vento, colhe tempestade!!!!

  20. Marcelo em 5 dez, 2008

    Flash Player 10 no G1 com vídeo:

    http://www.jadbox.com/2008/11/flash-player-confirmed-for-android/

  21. jakes custoh em 8 dez, 2008

    o bom é ver a fita vhs , não tem boot , xuviscko quadiculado e outra porcarias . Leio um livro e economizo energia e de quebar salvo o planeta . livro não tem bug !!!

  22. Jack Wonder em 13 dez, 2008

    Ifelismente grande parte de pessoas qundo lembran de TV aberta só pensam em novelas,programas de de shows e sençacionalismo.

    Pessoalmente como os filmes bons, e séries são raros prefiro telejornais e programas de informações.E aí esta a vantagem da TV aberta e móvel,pricipalmente para quem não pode ter acesso a web em grande escala.

    As operadoras de celular pecaram e pecam em não popularizarem ,quando podiam, o acesso via dados as TVs e wap.Será que é tão difícil assim as operadoras de telefonia fixa e móvel,TVs à cabo e internet banda larga que o Brasil é a "galinha dos ovos de ouro" em lucratividade e demarcação de mercado e assim popularizarem os acessos dos serviço?

    Obrigado pelo espaço e parabens pela matéria

  23. Jack Wonder em 13 dez, 2008

    CORREÇÃO ;Digo…Será que é tão difícil assim as operadoras de telefonia fixa e móvel,TVs à cabo e internet banda larga PERCEBEREM que o Brasil é a "galinha dos ovos de ouro" em lucratividade e demarcação de mercado e assim popularizarem os acessos dos serviço?

  24. Fábio em 20 dez, 2008

    com toda certeza do mundo a pessoa que tem 2.499 conto pra pagar em um smatphone tem condições pra viajar a europa pra assistir tv né gente é isso que a Nokia tá pensando

  25. Y0n em 14 ago, 2010

    Texto esclarecedor Sr Marimoto, alias como sempre!!
    Mas tenho uma dúvida; um smartphone com receptor de TV digital pode ser usado como receptor do sinal em PCs em um desktop ou em laptops??

    Agradeço previamente as respostas dos cyberviajantes//!

  26. Y0n em 14 ago, 2010

    O que saber é se podemos fazer com os smartphones um tipo de thetering só que é como receptor do sinal de Tv digital e não como modem!!
    Vlw!


Comente: