GDH Press: Blog » BookCast #05: Entendendo o Linux
 
RSS

BookCast #05: Entendendo o Linux

Publicado em 17/03/2009 – 17:39
por Carlos Morimoto

O BookCast é uma evolução da idéia dos audiobooks que testamos anteriormente. Em vez de serem apenas versões faladas dos livros, os bookcasts combinam a leitura com explicações adicionais, respostas às dúvidas e definições para os termos usados, um formato mais dinâmico e interessante de ouvir.

Os novos episódios são publicados semanalmente às terças-feiras, antes das 17:00, não deixe de postar seus comentários, críticas e sugestões, além de dúvidas para serem respondidas no episódio seguinte.

De volta às bases, este episódio é dedicado a discutir as características fundamentais do Linux, ajudando-o a entender melhor o kernel, estrutura de diretórios, permissões e outras dicas que são úteis independentemente da distribuição usada.

Ouça no: http://www.gdhpress.com.br/bookcast/

» Mais posts

  1. 43 respostas para “BookCast #05: Entendendo o Linux”

  2. Marcos FRM em 17 mar, 2009

    A respeito do HAL, ele não usa mero acesso ao log do kernel para detectar dispositivos.

    No momento em que você pluga algum dispositivo, o kernel publica-o via sysfs (incluindo todas suas características). Logo após, o Udev recebe o evento e processa a entrada, criando os dispositivos adequandos em /dev, ao mesmo tempo que transite o evento ao HAL, que faz o resto, de acordo com dispositivo.

    A comunicação entre os programas e o HAL é feita via D-Bus.

    Fonte:
    http://mirror.linux.org.au/pub/linux.conf.au/2007/video/talks/220.pdf

  3. MaxRaven em 17 mar, 2009

    Dado Dollabela sobre Carlos Morimoto no inicio do Bookcast:
    "Você traiu o movimento GNU/Linux veio"

    kkkkkkkkk como é incrível que algo como "o como chamar" pode gerar tanto flame.
    Bom, mas deixa eu parar de comentar, vai que minhas palavras vão parar na boca de outra pessoa :p
    Não, vou comentar sim.

    Na realidade, desde o começo, o Linux no servidor é o vencedor, Linux no desktop é natimorto, tanto o Linus como a gritante maioria dos devs, seja do kernel ou mesmo de aplicações que, em teoria, seriam voltados para o uso em desktop, não estão interessados nas questões levantadas pelos usuários desktop. A visão deles de uso em desktop é outra, algo mais parecido com uma workstation do que aquilo que comumente conhecemos como um desktop propriamente dito.

    O fato é que quem quer realmente que o Linux seja relevante no desktop é quem quer ultrapassar a MS neste cenário ou então quem quer ver o fim da empresa, no primeiro caso seriam as distribuições as maiores interessadas, mas só uma parece querer isso mesmo, já o segundo caso, bem… deixa pra lá.

  4. Conrado em 18 mar, 2009

    Como sempre, conteúdo de ótima qualidade. Deu para esclarecer, também, o motivo das chacotas quando postei no BR-Linux usando o termo Gnu/Linux. Não sabia, até aquele momento, que a nomenclatura havia mudado. Parabéns novamente.
    OBS: A leitura da Ana ficou "um pouco corrida" e a leitura do Nil está boa, só um pouco "descontrolada"… rsrs.. Tive que diminuir o volume durante a leitura do mesmo. No mais, estão todos de parabéns. :)

  5. Wlisses em 18 mar, 2009

    Bacana a leitura dos comentários, da um animo ao pessoal que costuma participar aqui,,,
    Só uma coisa, meu nome pronuncia Ulisses mesmo, como o Guimarães, escreve Wlisses por causa do escrivão….. eu até prefiro com o W fica mais "exclusivo" .

  6. Alexandre Santos em 18 mar, 2009

    Complementando o bookcast para você descobrir por exemplo o dispositivo que você acabou de plugar, exemplo.

    O seu linux não monta automáticamente pen-driver, ai você espeta e tem que montar, e se pergunta qual é o nome que o linux deu para meu dispositivo, /dev/sda? /dev/sdb?

    para isso simplesmente use o /proc/partitions

    cat /proc/partitions

    todos os dispositivos de bloco conectados a sua máquina estará listada aí.

  7. Helder em 18 mar, 2009

    Muito bom o bookcast. O conteúdo foi bem interessante. O audio estava muito bom.

  8. Ari em 18 mar, 2009

    Parabéns pelo bookcast, muito bom mesmo. Tratar de assuntos técnicos por quem conhece sempre anima a aprender cada vez mais. E é sempre bom rever algumas coisa.

  9. Carlos Morimoto em 18 mar, 2009

    "Bacana a leitura dos comentários, da um animo ao pessoal que costuma participar aqui"

    A idéia original era que o pessoal enviasse comentários gravados para incluirmos no bookcast. Mas, como acabou não dando muito certo (só um mandou, e vocês sabem quem… :), tivemos que nos adaptar à realidade. :-P

    Este último episódio acabou sendo feito um pouco às pressas devido à aquele problema crônico da vida moderna, mas no final a qualidade parece ter ficado aceitável. Nos próximos devemos ter melhoras.

  10. MaxRaven em 18 mar, 2009

    "idéia original era que o pessoal enviasse comentários gravados para incluirmos no bookcast"

    Credo, se eu fizesse isso nunca mais poderia "sair na internet" sem ser zuado, deixa o Nil falar :p, quem sabe, um dia, quando eu aprender a mexer com esses editores de som, ai mudo minha voz para algo aceitável, ai eu mando.

  11. brbranco em 19 mar, 2009

    Excelente como sempre. parabens
    Também quero agradecer a disponibilização das revistas, que também são excelentes como um todo(aparencia, didática, etc…), não sabia que você tinham feito essas publicações, é uma grande perda o descontinuamento por falta de patrocinio, mas no brasil é assim mesmo só funk e fofocas é que parecem gerar boas vendas.

  12. nil santana em 19 mar, 2009

    É muito bom ver e ouvir a evolução do Bookcast, quem comparar aquelas primeiras experiências com os audiobooks deve perceber a diferença para melhor, fico feliz por isso.
    É legal ver a maneira com que a Ana se preocupa em ler cada vez melhor e editar o som ao gosto dos ouvintes, constantemente se superando em uma tarefa que não é nada simples, fazer leituras de texto técnicos e tentar passar naturalidade nisso.
    E complementado com os comentários do Morimoto, transformam cada episódio em verdadeiros livros de bolso, ou melhor livros de ouvir.
    Se cada um que ouve ou comenta aqui divulgar para 5 colegas, ele pode se transformar em um dos maiores podcasts do Brasil em pouco tempo e de forma merecida

  13. marcelmsoares01 em 20 mar, 2009

    Essa é a minha primeira vez em baixar o bookcast e amei. Principalmente em se tratando de poder fazer "outras" enquanto se ouve algo de seu interesse.
    Já foi feito comentários com respeito ao som e acho que deverei ser um pouco mais alto, pois em lugares abertos fica difícil entender algumas palavras do que está sendo dito.
    Gostei muito do assunto: SU, SUX e SUDO, pois esclareceu algumas dúvidas, como abrir alguns programas gráficos pelo terminal.

    Parabéns a equipe pelo trabalho está SHOW!!!

    Marcelo Soares

  14. Reginaldo Maciel em 20 mar, 2009

    Parabéns a equipe!

    Valeu!

    Estou sempre na espera do Bookcast!

    Valeu Morimoto

    Reginaldo Maciel
    de Fortaleza, adorador do UBUNTU desde 2005

  15. Reinaldo em 20 mar, 2009

    Em primeiro lugar ponto positivo para o áudio que, com o perdão do trocadilho, estava audível inclusive nos ruidosos onibus de Belo Horizonte.

    Como acompanho o GDH de alguma forma já havia lido tudo o que foi dito e percebí que, da forma que o bookcast é apresentado, mesmo um assunto que eu já tenha conhecimento soa como algo novo, pois ao invés de ter de imprimir papéis ou ler na tela, posso simplesmente fechar os olhos, deitar no sofá (ou sentar nos ônibus barulhento) e ouvir. Este espisódio para mim, diga-se de passagem, foi um sinfonia, pois é um assunto de base que, se bem entendido, literalmente, abre as portas para nós, usuários.

    Este projeto sempre me tras à cabeça a seguinte frase: "Porque ninguém fez isto antes?"

    A equipe, em especial Morimoto e Ana conseguiram transformar algo técnico em uma adição agradável e, com jeito carismático do Morimoto, as fazes dá até para dar algumas risadas (vide "a parte mais sensível do corpo humano"). Gostaria de saber como ficaria um bookcast sobre Shell Script.

    Percebí que, ao lado do espaço de download do bookcast há um link para algo que trata do assunto, mas neste bookcast apontou para um livro que sequer foi lançado ( e que, pelo jeito não vai sair em março…) e, nos outros, para livros que estão parcialmente liberados para leitura on line. Ao invés disto, poderiam ter direcionado para a coletanea de artigos "Entendendo o Linux", por exemplo, que seria muito mais proveitoso para os ouvintes.

    No mais, vejo que estas edições tem-me sido extremamente prazeirosas de se ouvir, e pretendo ouvir tantas vezes forem necessárias para que eu entenda estes assuntos que me trazem grande satisfação pois informática e apaixonante.

    Abraços a todos!

  16. Nelson Junior em 21 mar, 2009

    Não sei se é só comigo, mas a partir do terceiro bookcast meu aparelho de mp4 não consegue ler os arquivos avisando que "o formato do ficheiro nao foi suportado"

    No computador roda normalmente, mas não no meu mp4
    É Walkman NWZ-S615F

  17. ricardo em 21 mar, 2009

    Olá pessoal, este BookCast #5 estava muito bom!! Quero parabenizar a Ana pela leitura, pois neste episódio ela leu de uma maneira tao discreta que nem foi possível perceber que ela estava realmente "lendo"! ficou uma maravilha! parabéns!!!

    Até mais!!

    Ricardo

  18. Jorge Luiz em 21 mar, 2009

    estou baixando galera!!

  19. TigoN em 23 mar, 2009

    Achei todos os bookcasts ótimos, com o conteúdo primeira (como tudo no GdH).. porém, no meu mp3 player os arquivos nao estao funcionado bem. Nao consigo pausar… quando aperto o pause, o áudio não para, continua tocando meio picado e não sai mais disso, mesmo apertando o pause novamente. Isso só acontece com os bookcasts, as outras musicas estao normais..
    estranho

  20. Hyldon Herbert em 23 mar, 2009

    Os BookCasts são ótimos.
    Ótimos pelo tema, pela leitura da Ana, pela explicação do Morimoto, e agora pelas peguntas e respostas.
    PARABÉNS.
    Apesar de eu não ser bom em multi-tarefas, está sendo produtivo pois consigo ouvir enquanto executo algumas tarefas no no meu trabalho.
    Continuem assim. Estão todos de parabéns.

  21. L34ndr0 em 24 mar, 2009

    show de bola esse bookcast! Bom p quem trabalha a semana inteira e nao tem muito tempo disponivel para ler. Parabens!

  22. Maurício Ariza em 25 mar, 2009

    Pá, essa era a única coisa que faltava pro GdH ficar perfeito!
    Eu trabalho o dia todo e faço faculdade a noite, então tenho pouquíssimo tempo pra ler os artigos, mas no transporte que uso no meu dia-a-dia (ônibus e trem), sempre é tão lotado que é impossível abrir um livro, caderno, etc. Eu ficava ouvindo o mp3, e pensava até em dar uns trocados pro meu irmão gravar os artigos pra mim ouvir. O BookCast foi a solução! Estou aproveitando um monte!
    Parabéns ao Morimoto e sua equipe pelo trabalho, a dicção de todo mundo está saindo bem, embora o áudio ainda esteja uns 85%, mas dá pra entender tudo.
    Boa sorte com o projeto! Abração!

  23. Jesxmaa em 26 mar, 2009

    "Você traiu o movimento GNU/Linux veio"

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  24. MaxRaven em 26 mar, 2009

    Mas a pergunta que não quer calar é:
    Cadê o bookcast desta semana?

  25. sacis09 em 27 mar, 2009

    Muito bom esse episódio. Gostei principalmente da parte que tratou do su e suas variações. A qualidade está muito boa, inclusive do áudio que agora ficou uniforme. Parabéns pela idéia.

  26. Carlos Morimoto em 27 mar, 2009

    * Excepcionalmente, o BookCast #6 irá ao ar no dia 31/03 (em vez de no dia 24).

    Está o aviso lá desde semana passada :)

  27. Wlisses em 27 mar, 2009

    Morimoto eu vi o aviso estes dias, mas deu trabalho ……
    Quase ninguém acessa a pagina do bookcast porque fica todo mundo esperando por aqui no blog.
    Eu não entendi esta parada do Dado Dollabela no momento descicopledia do segundo post, acho que deixei algo passar.

  28. Reginaldo Maciel em 27 mar, 2009

    Oi!
    Morimoto

    Pelo amor de Deus! Cadê o bookcast6?

    Já estou quase ficando maluco de toda hora olhar e nada!

    Abraços

    Reginaldo

  29. MaxRaven em 27 mar, 2009

    É, eu tbm não vi o aviso, até pq bookcast é para ouvir, não para ler :p
    Sem contar que o aviso está pequeno, ainda não troquei as lentes dos meus óculos.

    @Wlisses, uns dias antes de sair este bookcast, mais uma vez o RMS cutucou todo mundo com a historia de que todos tem de chamar os sistemas de Gnu/Linux, ai vem o Morimoto é me solta "os sistemas Linux" e começa a explanar justamente sobre este mesmo assunto.

    Ai tinha um desocupado (a.k.a eu mesmo) que estava passeando pela desciclopedia pouco antes de baixar ouvir o bookcast, foi associação na mesma hora, não resisti. Eu ouvia ele falando e ria aqui, sozinho, parecendo um doido.

  30. Carlos Morimoto em 27 mar, 2009

    O RMS prestou um grande trabalho desenvolvendo o EMacs, o GCC e outros tantos softwares importantes, sem falar na própria licença GPL que acabou potencializando muitas mudanças.

    O grande problema é que ele passou as duas últimas décadas exigindo reconhecimento pelo trabalho que anteriormente realizou. Se ele tivesse simplesmente continuado a programar e desenvolvido outros grandes projetos, ele seria provavelmente mais reconhecido e mais levado a sério do que é hoje.

  31. MaxRaven em 27 mar, 2009

    Pior que é, eu gosto do RMS e tenho um profundo respeito pelo trabalho, mas tem hora que ele lembra um tio meu, cara, lembra até demais, que me deixa triste, pois este morreu sem conseguir 10% do que pretendia na vida.

    E discordo de você Carlos que se ele tivesse programando teria mais reconhecimento, talvez nem precisasse disso, basta ver outros membros de destaque da FSF que também não programam mais e são mais respeitados (embora não tão famosos). Tanto é que a própria FSF premiou 2 projetos livres que foram fortemente criticados pelo RMS, mostrando que até mesmo lá dentro há quem não concorde totalmente com ele.

    Assunto altamente inflamável, eu mesmo censurei 80% do meu comentário, já estava enorme.

  32. Carlos Morimoto em 27 mar, 2009

    Eu discordo da parte de receber reconhecimento. :)

    Veja o caso do Linus Torvalds, por exemplo. Ele passou os últimos 20 anos desenvolvendo código e coordenando a inclusão de patches e componentes. Geralmente ele só se pronuncia em algumas poucas entrevistas, raramente exigindo reconhecimento por alguma coisa e, ainda assim, é bastante respeitado.

    O cerne da questão a meu ver é a relação entre trabalho feito e besteiras ditas. É isso que no final da vida acaba ditando como determinado nome vai entrar para a história.

  33. MaxRaven em 27 mar, 2009

    "O cerne da questão a meu ver é a relação entre trabalho feito e besteiras ditas."

    Exatamente. É justamente por isso pq os outros que falo acima são respeitados, pouco se ouve ou se lê as besteiras que eles falam. O RMS fez muita coisa legal, não só em código propriamente dito, só o fato de estruturar o projeto GNU e a FSF já seriam feitos grandes, ainda mais em um país onde coisas como compartilhar podem ser encaradas como atividade subversiva. Para piorar um pouco, tem coisas sobre o RMS que a maioria nem sabe, que faria muitos que hoje idolatram se afastar. Mas quem sou eu para tirar os sonhos alheios, deixo para o google contar, se ele quiser.

    Ahhhh, deixa pra la este assunto, meu extintor está vencido :p

  34. Reginaldo Maciel em 30 mar, 2009

    Sempre escuto vários podcast´s: Nowcafé, semanatech, mas todos comentam notícias de tecnologia e noticias do dia dia em informática. Mas nem um é igual ao GdHCast e ao BookCast! Parei até de ouvir os outros e agora só escuto GdHCast e ao BookCast e támbem as vezes o Podsemfio da Bia Kunze. Os outros só falam mas sobre Windows, gostava muito do Now café mas depois da matéria detonando o Linux, passei a não gostar mas deles e tambem já achava eles um porre!

    Valeu Galera!

  35. alejandro Pinto em 30 mar, 2009

    Olá a todos, daqui escreve o alejandro desde portugal,
    É que tenho uma dúvida no ubuntu linux.
    quando carrego o live cd no desktoop corre tudo bem todos os drivers são carregados, mas infelizmente o mesmo não acontece com o meu notebook, estou a usar o live cd do ubuntu 8.10.
    Ele infelizmente não carrega os drivers da placa de som, uma (c-media high definition audio device).
    Acrescento que por ser cego tenho de usar o orca para poder utilizar o ubuntu.
    Haverá alguma maneira de resolver este problema?
    desde já agradeço a resposta que possam dar, e para bens a todos os elementos envolvidos neste bookcast, continuem com o vosso excelente trabalho.

  36. Reginaldo Maciel em 31 mar, 2009

    Tá dificil sair esse Bookcast! Sei que é complicado fazer, mas…

    Mas tudo bem! Sabemos que é o melhor!!!

    Reginaldo

    Obs: Morimoto, não maltrata mas a gente não! :-)

  37. Reginaldo Maciel em 31 mar, 2009

    Não fiz nada hoje no trabalho! Só olhando a página pra ver se já tinha lançado!

    Reginaldo Maciel

  38. Reginaldo Maciel em 31 mar, 2009

    Morimoto!
    Uma perguntinha que acho que resolveria o problema pra muitos! Pra instalar aplicativos no Linux (UBUNTU) é até fácil. Só que as vezes tem programas que instalam mas não pussuem desinstaladores, então tem que tirá-los na marra!! É complicado! Tipo o Google Earth… Que se não me engano é um ".bin"

    Questão: Vc poderia dar uma aula sobre desinstalação de qualquer tipo de arquivo, programas, aplicativos no Linux(Ubuntu)?

    Valeu!

    Reginaldo Maciel

    Obs: Parece que no Ubuntu 9.04 tem um aplicativo pra isso! Mas como fazer direito, porque ele pode arrancar até arquivos que não deveria!

  39. Tux em 31 mar, 2009

    No feed já tá disponível o #6, estou ouvindo 8)

  40. Wlisses em 31 mar, 2009

    Debian em desktop, este vou ouvir com gosto, e vou poder comentar já que o usei assim por muito tempo…

  41. Alex em 15 abr, 2009

    Muito pbom para quem ta iniciado e tem pouco tempo UM ABRAÇO

  42. Rafa cd's em 27 abr, 2009

    Ola galera eu tava acustomda só no windows + agora decobri o lixn é uma maravilha agora to lendo td sobre o linux.. abraço;;

  43. Dionata Martins em 7 mai, 2009

    Ola a todos,
    Primeiramente os parabéns pela iniciativa de criar os BookCast's, realmente são muito bons e de muita ajuda.
    Fica apenas devendo na qualidade do áudio, mas evoluções acontecem.
    Abraços.

  44. Leandro Siqueira em 17 jan, 2010

    Parabéns Morimoto pelo excelente trabalho(como sempre) e parabéns Ana pela belíssima voz ;)


Comente: